E quando falta espaço para os dentes permanentes?
- Dra. Daniela Thys
- 24 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
A falta de espaço para a correta irrupção de um dente, na fase da dentição mista, pode promover o atraso na irrupção do permanente e dependendo da duração, pode provocar sequelas indesejáveis para o desenvolvimento da dentição.
Pequenos movimentos ortodônticos podem interceptar o problema, permitindo que as demais trocas dentárias sigam ocorrendo normalmente.

Neste caso, observamos a falta de espaço para irrupção do incisivo lateral direito permanente e consequente atraso no seu aparecimento na boca. Foi realizada colagem do aparelho fixo apenas nos dentes anteriores e ativada a abertura do espaço. Em poucas semanas observamos a irrupção do incisivo permanente e o aparelho foi removido.
É importante ressaltar que o monitoramento das trocas dentárias deve continuar e o procedimento executado em idade precoce não descarta a necessidade de tratamento ortodôntico futuro. O objetivo do tratamento interceptador é evitar que problemas diagnosticados ainda na infância agravem-se.
Além disso, é importante saber, que nem todo problema ortodôntico deve ser tratado na infância. Cada caso exige avaliação individual e minuciosa para que o tratamento adequado seja realizado.
Dra. Daniela Thys
Ortodontista - CRO5923
Publicação de acordo com a resolução do CFO 196/2019. Imagens meramente ilustrativas - os resultados de tratamento são individuais e as imagens não devem ser utilizadas garantia para outros tratamentos. Este conteúdo está protegido pela Lei do Direito Autoral, n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Assim, é proibida qualquer reprodução ou divulgação destas imagens e conteúdo para quaisquer fins, em qualquer meio de divulgação, sem prévia consulta ou aprovação.
Ortodontista responsável
Dra. Daniela Thys - CRO SC 5923
www.dradanielathys.com.br
תגובות