Diastema Interincisal e o Freio Labial
- Dra. Daniela Thys
- 9 de set. de 2024
- 2 min de leitura
A maioria dos diastemas interincisivos superiores em crianças (entre 5 e 7 anos) é fisiológica e tende a se resolver espontaneamente com a erupção dos incisivos laterais permanentes e, posteriormente, dos caninos.

Quando não é uma alteração transitória e fisiológica, o diastema interincisal pode ter diversas causas, tais como: doença periodontal (mais comum em adultos), discrepâncias entre o tamanho dos dentes e o arco dentário, angulação alterada dos dentes anteriores, hábitos de sucção de chupeta ou dedo e o freio labial alterado.
O freio labial maxilar é uma estrutura fibrosa que se estende do lábio superior à região próxima à gengiva entre os incisivos. Sua posição é dinâmica e muda com o crescimento, tendendo a migrar superiormente à medida que a face cresce. Em alguns casos, sua inserção pode ser baixa demais, causando um diastema não fisiológico entre os incisivos centrais, que pode necessitar tratamento.

A necessidade de tratamento dependerá das implicações clínicas e do tamanho do espaço. O diastema interincisal patológico pode reduzir o espaço para erupção dos incisivos laterais permanentes e/ou caninos permanentes, além de implicações estéticas e, às vezes, fonéticas.
Quando é necessário, o tratamento envolve ortodontia para o fechamento do espaço e a cirurgia para ressecção da inserção baixa do freio. De acordo com a literatura, o recomendável é primeiro realizar o fechamento do espaço ortodonticamente para, então, realizar a frenectomia, pois a cirurgia pode causar cicatrizes (fibrose) em uma área mais extensa e ser responsável pela recidiva do diastema.
Lembre-se: é importante excluir outras causas odontológicas do diastema antes de optar por qualquer procedimento. Consulte um(a) ortodontista.
Dra, Daniela Thys | Ortodontista Florianópolis
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Doutora e Mestre
Invisalign Doctor
Odontologia do Sono
CROSC 5923
Este conteúdo está protegido pela Lei do Direito Autoral, n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Assim, é proibida qualquer reprodução ou divulgação destas imagens e conteúdo para quaisquer fins, em qualquer meio de divulgação, sem prévia consulta ou aprovação.
Ortodontista responsável Dra. Daniela Thys - CRO SC 5923
www.dradanielathys.com.br
Comentários