top of page

Aparelho para ronco e apneia, como funciona?


A Apnéia do Sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite. O ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa por ela.

O aparelho intrabucal para ronco e apneia tem o objetivo de manter livre a passagem aérea da orofaringe, evitando assim o ronco e a apneia (ou hipopneia) obstrutiva do sono. Ele consiste de uma placa dupla de mordida, ou duas placas de mordida articuladas confeccionadas com o arco inferior (mandíbula) numa posição protrusiva (para frente).

A quantidade de protrusão precisa ser avaliada e definida pelo profissional de forma que resolva a sintomatologia do paciente e ao mesmo tempo não cause danos aos dentes, arcadas e à articulação temporomandibular (ATM).

Aparelho intrabucal para ronco e apneia

Os pacientes se adaptam com bastante facilidade ao aparelho, e a melhora é imediata. Pode ser utilizada por pacientes de qualquer idade e normalmente estão indicados para casos de apneia leves à moderadas.

O diagnóstico da presença de ronco e apneia deve ser realizado por meio de um exame do sono, chamado polissonografia. Em virtude das comorbidades que podem estar associadas ao ronco e apneia é imprescindível que os pacientes sejam avaliados e acompanhados por um médico, preferencialmente especialista em medicina do sono.

bottom of page