Fluxo digital na Ortodontia


Acredito que já devem ter ouvido falar em "fluxo digital", mas talvez não entendam bem do que se trata. A Ortodontia (e a Odontologia) tem passado por profundas transformações nos fluxos de trabalho e tratamento com a implementação de ferramentas digitais no dia-a-dia. A tecnologia veio pra ficar, e tem facilitado muito a rotina clínica.

Imagem do escaneamento intra-oral no monitor

Hoje temos disponíveis os scanners intra-orais, que nos permitem planejar e preparar aparelhos ortodônticos sem realizar moldagens, aquela "massinha" que vai na boca e é feita para preparar os modelos onde são confeccionados alguns aparelhos.

Muitos pacientes, principalmente crianças e pacientes com necessidades especiais, apresentam desconforto ou ânsia de vômito para realizar as moldagens. Com o uso do scanner conseguimos eliminar esta etapa, confeccionando os aparelhos ou placas a partir de modelos digitais impressos em impressoras 3D. Depois do escaneamento e impressão dos modelos o aparelho é confeccionado e está pronto para ser instalado, diminuindo também o número de consultas necessárias para preparação.

Além da confecção de aparelhos e placas a partir dos modelos digitais o escaneamento das arcadas permite a realização de planejamento ortodôntico virtual em softwares de setup, impressão de alinhadores ortodônticos estéticos, posicionamento dos brackets virtualmente para posterior colagem indireta, dentre outras indicações. ;-)

#Ortodontia #AparelhoOrtodôntico #Aparelhosemcrianças #Ortodontiaemcrianças