top of page

O que é mordida cruzada?


A mordida cruzada se caracteriza pelos dentes superiores ocluindo “por dentro” dos dentes inferiores. O normal seria que a arcada superior estivesse “por fora”, englobando todos os dentes inferiores – como a tampa de uma caixa de sapatos.


Mordida cruzada posterior na infância e adulto

O problema pode acometer apenas um dente ou grupo de dentes; pode ser localizado na região anterior, posterior (uni ou bilateralmente) ou ainda acometer o arco todo (anterior + posterior).

O problema é muito comum na infância e não se auto-corrige espontaneamente; pelo contrário, tende a se agravar a medida que se dá o crescimento. Quando não tratado mantém-se por toda infância e adolescência - acarretando em alterações dentárias na dentição permanente e muitas vezes em alterações do crescimento facial. Em idade adulta, a correção da mordida cruzada pode necessitar da associação de cirurgia para resolução de assimetrias ou atresias dos arcos.

As causas mais comuns são os hábitos bucais deletérios (como sucção de dedo/chupeta, respiração bucal, roer unha ou objetos) e o padrão facial de crescimento desfavorável (padrão de Classe III ou assimetrias esqueléticas).

O tratamento deve ser realizado o mais cedo possível, assim que detectado o problema, a fim de evitar alterações de crescimento da face e no desenvolvimento da dentição.

bottom of page