Tipos de aparelho ortodôntico fixo


Pronto, você consultou seu Ortodontista e descobriu que vai precisar usar aparelho fixo. Ele (a) ofereceu a você algumas opções e modelos....e agora?

Algo que sempre gera dúvida entre os pacientes são as variações nos tipos de brackets. Não vamos falar aqui das diferentes marcas e fabricantes, nem de sistemas mecânicos; apenas das diferenças gerais com base na sua composição e desenho. E, antes de mais nada, vamos deixar claro: independentemente do tipo, todos eles farão o mesmo "trabalho" na sua boca. As diferenças estão no material de que são feitos e na forma como o arco será preso a eles. E sendo assim, cada qual tem vantagens e desvantagens.

E qual é o papel dos brackets no tratamento ortodôntico? São eles que fixam o arco nos dentes, permitindo que a força exercida pelo arco seja transmitida ao dente promovendo então a sua movimentação. Hoje em dia existem, basicamente, 3 tipos de brackets (sem falar no aparelho lingual). E podem haver algumas combinações entre eles que veremos a seguir.

Bracket ortodontico estético

Brackets metálicos: Este é o tipo mais comum e conhecido de bracket. É o responsável pelo famoso "sorriso metálico" de quem usa aparelho fixo. O fio ortodôntico é fixado a estes brackets com o uso de "borrachinhas" (coloridas ou não) ou com amarrilho metálico. Basicamente, sua desvantagem é a estética, que fica um pouco prejudicada por causa de sua coloração. No mais, é um sistema que oferece baixo coeficiente de atrito (o que é uma vantagem) além de ser bastante confiável e velho conhecido dos Ortodontistas.

Brackets Estéticos Os brackets estéticos podem ser de porcelana, de policarbonato (um tipo plástico) ou de Safira. Os brackets de porcelana e policarbonato tem a vantagem de serem da mesma coloração dos dentes o que os deixa muito mais discretos que os metálicos sendo quase que imperceptíveis a uma distância de conversação.

Os brackets de porcelana são muito resistentes a manchamentos, mantendo sua cor durante todo o tratamento. Contudo, costumam ser mais frágeis e sua remoção mais é mais complicada na hora de tirar o aparelho (quando comparados com os brackets metálicos). Estas desvantagens tem sido superadas pelos fabricantes com as novas tecnologias disponíveis.

Os brackets de policarbonado, podem sofrer manchamentos (ficar amarelado) com mais facilidade devido as próprias características do material, além de serem também mais frágeis que os brackets metálicos e cerâmicos em geral. Sua única vantagem é o preço, pois costumam ser um pouco mais baratos que os brackets os cerâmicos. Atualmente são pouco usados.

Uma desvantagem dos brackets estéticos, cerâmicos ou de policarbonato, é o maior atrito que ele oferece em contato com o fio. O atrito aumentado pode dificultar algumas mecânicas ortodônticas. Por este motivo, boa parte dos fabricantes de brackets estéticos costumam oferecer modelos com a opção de slot metálico ("slot" é a canaleta onde fica o fio ortodôntico). A vantagem dos sistemas que possuem slot metálico é promoverem menor atrito que os sistemas estéticos convencionais.

Os brackets de Safira são praticamente transparentes e fornecem resultados estéticos melhores que os dois anteriores. São chamados de Safira pois a cerâmica de que são feitos (cerâmica monocristalina) passa por um processo de fundição que gera uma estrutura molecular muito semelhante com a da safira natural .

São a melhor opção de brackets estéticos, pois são muito mais resistentes a quebras e manchamentos que os dois anteriores além de promoverem excelente coeficiente de atrito por sua superfície ser altamente lisa.

Brackets autoligados

Sendo os mais recentes no mercado, este modelo de brackets tem como característica uma "tampinha" que abre e fecha sobre o slot do bracket e serve para fixar o fio, dispensando o uso de borrachinhas ou fios de amarrilho. A vantagem, segundo os fabricantes, é que este sistema reduz o atrito entre o fio e o bracket o que poderia "acelerar" o tratamento ortodôntico (o que já se sabe, não é 100% verdade). Além, é claro, de facilitar o trabalho do Ortodontista já que ele não precisa prender um a um cada bracket ao fio. Os brackets autoligados podem ser metálicos ou de material estético, agregando as vantagens e desvantagens dos sistemas anteriores.

#Brackets #AparelhoOrtodôntico #Aparelhoestético

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo